Assembleias vão deliberar sobre acordo de jornada de trabalho no BNDES
Banco, Campanha Nacional, BNDES
Plenárias para debate e esclarecimento da proposta antecederão a votação
As funcionárias e funcionários do sistema BNDES vão deliberar, por meio de plataformas digitais com acesso pela internet, se aprovam o Acordo Coletivo de Trabalho específico sobre a jornada de trabalho (AJT). Na base de São Paulo, a votação começa a partir das 9h desta quarta-feira (25) e segue até quinta-feira (26), às 19h. Nas bases do Rio de Janeiro, Brasília e Recife, a votação começa somente na manhã de quinta-feira, às 9h, e se encerra no início da noite, às 19h. Nesta quarta-feira, das 18h às 19h, serão realizadas plenárias por videoconferência para debate e esclarecimento da proposta.
As assembleias são realizadas apenas nestas bases, onde há unidades do BNDES. Os links das plenárias e das assembleias serão divulgados pelos sindicatos.
"Conseguimos trazer a regulamentação do trabalho em home office para dentro do acordo. Isso traz mais segurança ao trabalhador, pois a empresa não poderá mudar as normas sem antes negociar com as entidades de representação do funcionalismo do BNDES”, disse o vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, que representa a entidade na mesa de negociações com o banco. “Também conseguimos aumentar de seis meses para um ano a redução de uma hora na jornada para mulheres lactantes”, completou.
Outras negociações
Além do Acordo da Jornada de Trabalho (AJT), ainda estão em negociação o ACT Geral e o específico sobre a PLR. “No ACT Geral, o banco já disse que vai seguir o que foi negociado com a Fenaban. Restam apenas alguns pontos específicos a serem discutidos. O ACT da PLR também já foi negociado e será debatido com o funcionalismo do BNDES na semana que vem”, informou o vice-presidente da Contraf-CUT.
Sistema BNDES
Além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, as subsidiárias de fomento de investimentos imobiliário (BNDESPAR) e de financiamento à produção e comercialização de máquinas e equipamentos (Finame) fazem parte do Sistema BNDES.